Essa mídia, produzida por Thomas Stephanson e Monte Reid, convida o telespectador a viajar pela galáxia do mundo das informações. O vídeo apresenta, de maneira lúdica, o trajeto que as informações percorrem para chegar ao usuário final. São exibidos componentes e pacotes como, por exemplo, o pacote TCP, o pacote Ping ICMP e pacote VDP. Com isso, você conhecerá também como funciona o Roteador e o switch, além de entender a importância do IP no processo de empacotamento das informações. O filme ainda mostra a atuação e o funcionamento do Proxy, do firewall e do vírus. Outro ponto importante e interessante é que o vídeo explica como o Proxy é utilizado por muitas empresas com função de “intermediário”, por questões de segurança. Assim, o Proxy abre o pacote e procura o endereço da WEB ou URL e se o endereço for aceitável, o pacote é enviado para a Internet. Para apresentar tudo, o filme se utiliza de uma simulação gráfica do processo de funcionamento da Internet. Embarque nessa viagem e descubra os mistérios sobre a Internet!
Introdução
Neste momento, a cena de abertura do filme é apresentada e o tema que será tratado é introduzido. Além disso, são apresentados também alguns componentes que serão mostrados como personagens do filme. Os componentes são os seguintes: Pacote TCP, Pacote Ping ICMP, Pacote UDP, Roteador, Ping Mortal e Roteador – switch. A partir destes “personagens” serão trabalhados os conceitos ao longo do filme.
Parte 2 - Alvorada da Internet
Esta parte do filme mostra o trajeto que os pacotes de informações seguem para atingir seus destinos, explicando o funcionamento do fluxo de informações. Para isto, é considerado o caminho por onde essas informações passam, o processamento e o empacotamento das mesmas. Em seguida, são passadas explicações sobre a rede de Internet, onde trafegam as informações e como o roteador as organiza.
Parte 3 - O Roteador
O ponto central nesta parte do vídeo é o Roteador, considerando suas funcionalidades e importância no trabalho de processamento das informações. Para demonstrar as funções do roteador, o filme explica o fato de a rede conter muitas informações desencontradas e caóticas. Sendo assim, o roteador tem a função de organizar tais informações, considerando os endereços dos pacotes para lançá-los em outra rede.
Parte 4 - Proxy
O mundo da Internet é como uma teia de aranha interligada que se estende por todo o planeta. Portanto, perigos se escondem por toda a parte como, por exemplo, os vírus que atrapalham o funcionamento de computadores desprotegidos. Por isso, o Proxy e os Firewalls têm importância para a segurança do computador. O Proxy abre o pacote e procura o endereço da WEB ou URL. Se o endereço for aceitável, o pacote é enviado para a Internet. Enquanto que o firewall bloqueia conteúdos indesejados e protege a intranet. Uma vez passados pelo firewall, os pacotes são recolhidos pelo roteador e colocados numa rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário